Um Mês Antes De Um Ataque Cardíaco, O Teu Corpo Vai Avisar-te Com Estes 6 Sinais! É Importante Que Os Conheças!

É preciso estarmos muito atentos principalmente ao sinal número 2, que muitas pessoas ignoram!

Nos Estados Unidos, a principal causa de morte são os ataques cardíacos, ou seja, 25% das mortes no país são devido a ataques cardíacos, superando o cancro.

As três principais causas de ataques cardíacos são: pressão arterial alta, colesterol alto e tabagismo.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), existem 5 condições que aumentam o risco de ataque cardíaco. Estas causas são: diabetes, sobrepeso e obesidade, má alimentação, sedentarismo e uso excessivo de álcool.

Aproximadamente metade de todos os ataques cardíacos acontecem fora de um hospital, e detectá-los de forma precoce é a chave para a sobrevivência.

Segundo um estudo feito pelo CDC em 2005, 92% dos inquiridos reconheceram desconforto no peito como um sintoma de um ataque cardíaco. Apenas 27% estavam cientes de todos os principais sintomas e souberam ligar para as emergências (112 – Portugal) quando alguém estava sofrer um ataque cardíaco.

Agora veja os 6 sinais de que poderá ter um ataque cardíaco em até 30 dias!

Aqui estão os sintomas que precisa estar ciente de quando se trata de reconhecer ataques cardíacos. Estes podem deixar-te saber se estás em risco, um mês antes que aconteça.

  • Desconforto no peito:

Este é o sintoma mais comum e aparece de várias formas diferentes.

Algumas pessoas sentem uma pressão no peito, enquanto outros sentem ardor ou beliscar. Estes sentimentos podem ocorrer durante a atividade física ou enquanto estás em repouso.

A melhor coisa a fazer é entrar em contato com um médico imediatamente se sentir quaisquer sensações estranhas no peito.

É importante notar que podes estar a ter um ataque cardíaco, sem sentir desconforto no peito, como é comum nas mulheres.

  • Sentir-se cansado

Uma súbita sensação de cansaço sem motivo pode ser sinal de ataque cardíaco.

O coração tem de trabalhar mais quando as artérias começam a fechar, e pode fazer com que tarefas simples sejam cansativas.

Isto pode resultar em dormir mais horas durante a noite ou sentir-se como se precisas fazer várias sestas durante o dia.

  • Sintomas de constipação duradouros

Ter sintomas de constipação que não parecem ir embora pode ser um sinal de insuficiência cardíaca.

À medida que o coração luta para fornecer sangue ao corpo, o sangue pode vazar de volta para dentro dos pulmões.

Presta atenção ao muco branco ou rosa com a tosse que pode ser um subproduto de vazamento de sangue.

  • Inchaço

À medida que o coração se esforça para bombear o corpo com sangue, as veias podem começar a inchar causando um efeito de inchaço.

Os principais pontos de inchaço são os pés, tornozelos e pernas, porque são os mais distantes do coração.

Também é possível observar cianose periférica, que é uma coloração azul visto nos bordos ou extremidades.

  • Tonturas

Como a circulação de sangue é restringida por um coração enfraquecido, o cérebro pode não estar a receber a quantidade de oxigénio que necessita.

Podes sentir-te constantemente tonto e este é um ponto importante de preocupação. Deves procurar atendimento médico imediatamente.

  • Falta de ar

Outro grande sinal de um ataque cardíaco iminente é a falta de ar.

O coração e os pulmões trabalham em uníssono, assim que o coração começa a funcionar mal, os pulmões não recebem a quantidade de oxigénio que precisam.

Isto provoca dificuldade respiratória e necessita de ser tratada imediatamente.

Estes sintomas podem ocorrer até um mês de antecedência, por isso é importante estar ciente deles a qualquer momento.

Se sentires qualquer ou uma combinação destes sintomas, por favor procure um médico rapidamente. Assuma o controlo da sua saúde e proteja-se da melhor forma que puder.