O Gerente Observa A Cliente Humilhar A Funcionária Da Caixa. Quando Foi Verificar, A Reação Dele….

Quando era jovem e estava frequentar a Faculdade, esta mulher trabalhou numa papelaria para ajudar a pagar contas. Certo dia, entrou uma cliente na loja e esta jovem acabou por se deparar com uma situação tão horrível e humilhante que jamais vai esquecer.

Felizmente a reação do gerente foi para além de perfeita:

“Há alguns anos, trabalhei numa papelaria na caixa. Estava ganhar o meu dinheirinho enquanto ia para faculdade e, além disso, gostava de trabalhar lá e gostava dos meus colegas. 

A pior época na loja era o “regresso às aulas”, principalmente no fim-de-semana anterior ao início do ano letivo. A papelaria ficava insanamente lotada e todos os funcionários tinham que arregaçar as mangas, inclusive os gerentes. De repente, uma senhora de cabelo loiro platinado entrou, carregando nos braços uma bolsa de marca. Pegou alguns artigos e foi direta há minha caixa. A mulher tinha alguns vales de desconto e atirou para cima do balcão, dizendo para eu usá-los. Eu sorri a contragosto e perguntei se ela estava a ter um bom dia. A senhora ignorou-me completamente e ficou olhar para o telemóvel, enquanto a filha de uns 7 anos estava parada quietinha ao seu lado.

Registei as compras e depois validei os vales. Porém, o sistema informou que um dos vales estava expirado já há um ano! Era impossível reverter aquilo depois de tanto tempo ter passado. Expliquei educadamente o problema à cliente. Ela não gostou. “Mas porquê? É um vale de desconto e vocês são obrigados a aceitar qualquer vale que um cliente tenha.” Repeti pacientemente a explicação e pude ver a sua irritação crescendo.

“Quero falar com seu gerente, eu não tenho tempo para esta palhaçada!”

Ok. Chamei o gerente e pedi que  viesse até à caixa. Pelo meio, ouvi a mulher dizer em voz baixa para a filha, bem à minha frente: “Estás a ver minha querida? É por isso que tens que estudar e ir para a Faculdade, para não acabar como ela a trabalhar como caixa de loja!”

O que ela tinha acabado de dizer? A minha cara ficou vermelha e imediatamente as lágrimas começaram a cair. Entre soluços disse que estava a estudar na Faculdade e que aquele era um trabalho a tempo parcial. Nesse momento, o meu gerente chegou e perguntou o que se estava a passar. A senhora repetiu a ofensa e disse que era uma cliente e que os clientes tinham sempre razão, por isso o vale inválido tinha que ser aceite.

Ele olhou a cliente por alguns segundos e começou então a tirar todos os artigos que ela tinha comprado do saco. “Que diabos está a fazer?” gritou ela. Calmamente, o gerente explicou: “Senhora, não vou deixar que humilhe assim uma das nossas funcionárias. Tenho que pedir que se retire da nossa loja. Não estamos interessados em vender-lhe nenhum produto.” Então ela olhou-nos com olhos arregalados e olhou também para a fila de clientes atrás dela. A mulher gritou, esperneou, fez um escândalo. A filha dela comportou-se muito melhor que a mãe. Foi uma loucura!

Visivelmente transtornada, a senhora agarrou a bolsa e saiu furiosa da loja, dizendo bem alto: “NUNCA MAIS VOLTO AQUI. VOU LIGAR PARA O DONO DESTA LOJA E SERÃO TODOS DEMITIDOS. SABEM QUEM EU SOU?” O gerente encolheu os ombros e depois disse que podia fazer uma pausa, porque estava com a cara branca de susto.”

Acha que o gerente teve a atitude correta? Se sim, partilhe com todos os seus conhecidos!